quinta-feira, 18 de outubro de 2012

das leituras-presentes

Acabei de ler um texto que foi um presente porque vem dar forma a alguns pensamentos que estão rondando a minha mente; fala sobre desapego inclusive o emocional. Nesta minha fase de reconstrução, o meu prédio interior está em risco de desmoronar, mas este texto me fez ter ainda mais clareza da importância deste momento de mudanças reais de descobrir o que realmente é importante, o que eu quero e não quero manter na minha vida!!!
Abaixo a reprodução e créditos, obrigada Ziula e um bom dia para você também!!!


Você quer segurança?

Estava pensando nas coisas e relacionamentos em relação aos quais não conseguia "desapegar". Fotos, livros, objetos, pessoas e uma infinidade de pensamentos.

De certa forma tudo isso me trazia uma certa segurança mantendo um elo com o passado, sendo foi importante durante muito tempo para que eu não perdesse minha âncora há tanto tempo firme em seu lugar e sem me deixar navegar à deriva. Sim, eu estava presa a certas armadilhas com a desculpa de não esquecer quem eu era e como eu cheguei naquele determinado ponto da vida.

Tudo que passei, todas as coisas que me cercam, a infinidade de ensinamentos que estão guardados para serem usados assim que necessários, algumas pessoas que fizeram e outras que ainda fazem parte da minha vida, foram importantes para que eu chegasse onde estou, mas não precisam ficar indefinidamente ocupando espaço físico e mental, pois já cumpriram seu papel.

Essa suposta segurança prometida pelo passado, coisas e pessoas é totalmente ilusória. A única segurança que temos é nossa própria pessoa acompanhada de nossos medos, necessidades, angústias, alegrias, incertezas nesse exato momento e nada mais se faz necessário.

Aceito estar só atualmente, no sentido de não ter nenhum relacionamento amoroso, pois nenhum relacionamento insatisfatório é capaz de me trazer a paz e tranquilidade que vivo. Não preciso " ter alguém"  para me sentir completa. Fico feliz quando vejo casais vivendo em harmonia, entretanto somente formarei um casal novamente com alguém que acrescente paz e não com alguém que traga qualquer tipo de tumulto emocional para meu viver.

Buscando a segurança em coisas, relacionamentos e lembranças somente tive insatisfação e de certa forma um caminho atravancado na medida em que deixava de dar atenção àquilo que realmente poderia me trazer contentamento.

Logo, não encontrava segurança e também estava impedida de seguir em frente, ficava ali olhando toda aquela bagunça generalizada, de certa forma sofrendo e ficava imobilizada.

Hoje percebo que não importa o conforto dessas " bengalas", elas não me traziam segurança e é melhor andar mesmo que em uma corda bamba do que se apegar à algo que não signifique felicidade e paz de espírito.

A verdade é uma só: quanto mais temos, mais medo temos de perder. Então não devemos ter nada? Nem relacionamentos, nem posses, nem memórias? Claro que devemos! Somente devemos priorizar tudo que deixamos nos cercar, assim conseguimos pelo menos diminuir esse medo, estresse, preocupação e até depressão.

No momento em que praticamos o desapego vamos ficando mais leves, com menos compromissos e com mais tempo para as prioridades reais que estabelecermos no caminho de uma vida mais significativa.

Dúvidas não restam de que a vida não é segura, pelo menos não 100% do tempo, mas podemos trabalhar no sentido de uma vida com menos incertezas e menos insegurança, para tanto basta olharmos para nós mesmos, nos esforçarmos pelo nosso desenvolvimento pessoal e esse nunca, jamais, alguém poderá nos tirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário